É justo dizer que a maior parte dos consumidores se deixa levar pelos comerciais ilusórios e exagerados que existem por aí. Porém, creio que não é exatamente como citado no texto, em que os produtos não possuem nenhum encantamento, mas apenas as propagandas. Creio que a publicidade tem como função chamar à atenção do consumidor, afim de que este possa experimentar os produtos anunciados e assim tirar as próprias conclusões sobre cada produto, muitas vezes descobrindo ótimas qualidades no que foi anunciado, ou não. É claro que as propagandas "exageram" para engrandecer o produto, porém, penso que cabe principalmente ao consumidor pesquisar sobre o que está comprando e se deixar levar ou não pela publicidade. Afinal, a função da publicidade não é essa? Em um mercado consumidor tão disputado, de tanta concorrência, vence o produto que chamar maior atenção e convencer o maior número de pessoas a consumi-lo.
Termino dizendo que a publicidade realmente pode ser a "fábrica do gozo fictício", já que apesar de saber que a maior parte das propagandas exageram nas qualidades do produto, os consumidores desejam que tudo que é dito seja verdade, e talvez por isso, a grande maioria ainda se deixe levar por essas "mercadorias ilusórias". Mas, sua "ficticidade" é inteiramente reconhecida, e é exatamente o que deve haver em qualquer propagnda ou anúncio. Isso é publicidade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Críticas serão aceitas.