Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Usuários de drogas, como lidar com eles?


Se você tivesse um amigo ou alguém da família que fosse usuário de drogas, quais atitudes você tomaria?

É... Isso é uma coisa difícil de imaginar se não tiver acontecido com você. Lidar com algo errado que pessoas que você ama estão fazendo é muito difícil, ainda mais quando essas pessoas não admitem estar fazendo algo errado. É realmente complicado tentar fazer alguém parar de fazer algo que gosta e que acha correto ou até mesmo convencer esse alguém a enxergar o quão errado é aquilo ou o quanto poderá lhe prejudicar no futuro.

Para ajudar alguém que usa drogas a sair desse vício deve-se haver muito diálogo e deve-se haver também demonstração de carinho e compreensão. Devem ser oferecidas oportunidades diversas de recursos e é importante também falar de exemplos positivos de outras pessoas vitoriosas, a fim de fazê-lo (a) entender que o vício é uma doença que tem cura. Seria interessante que o usuário conhecesse pessoas que conseguiram se recuperar do vício. Durante a fase do diálogo e da tentativa da conscientização do usuário sobre as drogas e seus males, é necessária a orientação sobre certas companhias e o convite a conhecer comunidades terapêuticas, como: AA, A-Anon, NA, etc. sem compromisso.

Bom, essas são algumas alternativas. Mas é claro que quando temos que realmente lidar com esse problema, é muito difícil mesmo que com muito diálogo. Em minha opinião, se eu tivesse algum grande amigo ou um familiar querido usuário de droga, eu conversaria, conversaria e conversaria com ele, falaria do vício, tentaria mudar as suas companhias, falar de pessoas que se recuperam. Se mesmo assim essa pessoa resistisse, continuasse a dizer que está tudo bem e que não há nada de errado em usar drogas, certamente eu procuraria seus pais, por exemplo, alguém com autoridade sobre ela, para que houvesse alguém de grande influência ao meu lado, lutando contra o vício.

O mais importante de tudo é que os amigos e familiares nunca desistam do usuário de drogas, a força de vontade é o fator determinante dessa luta. Por isso importante ajudá-los a quererem se recuperar.


Ensaio sobre drogas para a professora Josiane.

13 comentários:

  1. Tenho em minha familia um usuario de cocaina,e como não bastasse ele faz a junção com remedios controlados.....Como proceder neste caso???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure uma igreja, eu tentei de tudo e só Jesus me libertou !

      Excluir
  2. o mais dificio e comseguir convencer que o usuario esta doente e precisa de tratamento e acompanhamento picicologico.

    ResponderExcluir
  3. Tenho sofrido muito, com meu filho que é usuário de cocaína, ele nao aceita tratamento, me maltrata diz coisas horríveis, que não tenho mais vontade de viver!! só Deus!!!

    ResponderExcluir
  4. tenho um irmao que foi usuario mas ele sempre tem recaida e nao seilidar com isso.converso muito com ele mas ele diz que quem ja usou e dificil e sempre vai acontecer isso.eu creio que um dia ele vai deixar de vez.precisava muito falar pra alguem mas e muito dificil.

    ResponderExcluir
  5. meu marido faz tenpo que ele usa a maconha mais serto dia infruenciado pelos amigos e vontade dele mesmo comecou na cocaina fui embora tres dias depois ele foi me pedir perdao falando que ia mudar que nao ia usar mais nada isso durou sor duas semana ele do nada pegou o dinheiro e foi usar cocaina entao ele deixou a maconha por essa disgraca de vida nao sei o que fazer pois tenho tres filhos eno quero ue eles presencei tudo isso ja e sete anos e meio lutando com ele e ele nao muda as vezes pensso em desisti pois ele e um homem de 29 anos e deveria pensar maisnos filhos porquer se toda veis que ele fosse usar ele penssase nos filhos ele parava eu acho que quando a pessoa que parar para mais tem muitos que acha que droga e divessao pra falar verdade droga e cachao a pessoa so da valor quando perde fica despresado sem niguem droga e um vicio maldito

    ResponderExcluir
  6. tenho minha irmã que se não bastasse o fato dela ter depressão pos parto, e por falta de tratamento adequado ela tenha enlouquecido, depois ela ainda entrou no crack. a vida de todos virou literalmente um inferno! minha mãe teve desmaios, quase morreu por causa de coisas que ela fez que não sei bem o que foi,veio pra casa do meu pai e tocou o terror, tive que vir as pressas se não ela ia acabar matando o tambem. fiz na marra ela ficar em casa, nao sair, fiz ela ajudar a fazer as coisas em casa, e ja faz uns 15 dias que esta assim, esta tomando remedios, mas os sintomas de um viciado continua. nao tem interesse por nada, nem por si mesma. Nao sei mais o que fazer.... se alguem me der uma luz eu agradeco!!!

    ResponderExcluir
  7. tenho minha irmã que se não bastasse o fato dela ter depressão pos parto, e por falta de tratamento adequado ela tenha enlouquecido, depois ela ainda entrou no crack. a vida de todos virou literalmente um inferno! minha mãe teve desmaios, quase morreu por causa de coisas que ela fez que não sei bem o que foi,veio pra casa do meu pai e tocou o terror, tive que vir as pressas se não ela ia acabar matando o tambem. fiz na marra ela ficar em casa, nao sair, fiz ela ajudar a fazer as coisas em casa, e ja faz uns 15 dias que esta assim, esta tomando remedios, mas os sintomas de um viciado continua. nao tem interesse por nada, nem por si mesma. Nao sei mais o que fazer.... se alguem me der uma luz eu agradeco!!!

    ResponderExcluir
  8. só no amor de Deus pode sair sim

    ResponderExcluir
  9. tenho um filho de 16 anos nem sei mais o que fazer, ele é usuário já tem 05 anos ficou internado para tratamento durante 10 meses nossa ele ficou ótimo bem curado do vicio graças a Deus. indo para a igreja na cidade onde ele estava internado bem mesmo mais quando voltou para onde moramos começou tudo novamente pelas as más amizades que ñ são amigos nunca e nem vai ser quem oferece essas coisas horríveis e o pior aqui está matando sem dó nem piedade entre brigas mais por esse motivo e ele está vendo todo esse exemplo agora ele resolveu ir para a igreja, e vai começar hoje eu como tenho muita fé no meu Deus nosso Senhor Jesus Cristo que meu filho vai sair dessas trevas e abrir os olhos para a luz de Deus...

    ResponderExcluir
  10. A quatro meses descobri q minha namorada usa cocaina isso foi um inpaquito na minha vida pois tinha tantos planos pra nos dois dai pra frente minha vida e a dela se tornou um tedio tudo ela fala q e culpa minha q ela precisa de um homen na vida dela q ja mi traiu mais de uma vez mas tou com ela ate eu comseguir a vitoria quando isso acontecer vou deixar ela livre pois traicao e uma coisa q nao aceito.

    ResponderExcluir
  11. estou desesperada não sei como conversar com meu cunhado ele precisa de ajuda mas teima em disser que não minha irmã foi embora ontem e deixou ele mas eu não quero desistir dele e perder ele pra cocaína... mie ajuda

    ResponderExcluir

Críticas serão aceitas.